O HelpDesk possui um conceito intitulado como Grupo. Este conceito, em suma, refere-se ao agrupamento de chamados, técnicos e solicitantes, de modo com que cada qual possa ver apenas as informações do grupo ao qual pertence.
Este conceito é estruturado da seguinte maneira, do ponto de vista de perfis de usuários:
- Administradores: Todos os administradores podem ver os dados de todos os grupos.
- Técnicos: Os técnicos podem ver os dados apenas dos grupos ao qual ele pertence. Técnicos podem pertencer a mais de um grupo.
- Solicitantes: Os solicitantes podem ver os dados apenas do grupo ao qual pertence. Solicitantes podem pertencer a um, e só um, grupo.
IMPORTANTE: Antes de iniciar as configurações abaixo, certifique-se de que não há ninguém logado no HelpDesk, pois, como esta alterações mexe nas bases estruturais do sistema, caso o mesmo esteja em uso por alguém que não seja quem está efetuando a configuração, começarão a ser gerados uma série de erros e os dados que estarão sendo imputados poderão ser perdidos!!!
1. Para habilitar a opção de grupos, primeiramente, deveremos cadastrar os grupos que serão utilizados. Para realizarmos esta tarefa, deveremos acessar a opção Outros > Grupo, através do menu esquerdo.
2. Ao acessar a opção acima, será aberta a tela de busca de grupos. Para cadastrar um grupo novo, clicar no botão Novo Grupo. Para alterar um grupo existente, clicar sobre o nome do grupo.
Ao selecionar alguma das opções, será aberta a tela de manutenção de grupos. Esta tela contém quatro campos:
- DESCRIÇÃO [PT-BR]: A descrição do Grupo, em Português.
- DESCRIÇÃO [EN-US]: A descrição do Grupo, em Inglês.
- DESCRIÇÃO [ES-ES]: A descrição do Grupo, em Espanhol.
- STATUS: Se o grupo deverá estar disponível para uso ou não.
3. Após preencher os dados desejados, clicar em Salvar.
4. Depois de cadastrar os grupos, deveremos habilitar o conceito de Grupos. Para isso, acessar Configurações > Parâmetros > Exibir grupo nos chamados. Para saber mais sobre as configurações, clique aqui.
Após habilitar o conceito de grupos, deveremos definir os grupos dos técnicos e solicitantes. É importante salientar que, quando o usuário, ou técnico, não pertencerem a nenhum grupo, eles terão acesso a todos os dados, mantendo, evidentemente, as características de perfil de acesso dos técnicos ou solicitantes.
Para acertarmos um técnico, selecionar a opção Técnico – ou a descrição personalizada -, que se encontra no menu ao lado esquerdo da tela. Ao acessar esta opção, será aberta a tela de listagem com todos os técnicos cadastrados. Para editar um técnico cadastrado, clicar sobre o nome do mesmo.
Ao escolher um técnico, será aberta a tela de manutenção de técnicos do HelpDesk. Para escolher os grupos, ir ao campo Grupo, no cadastro, e escolher a quais grupos o técnico faz parte. Pode ser selecionado mais de um.
Após efetuar as alterações desejadas, clicar em Salvar.
Para editar um solicitante, seguir os mesmos passos acima, porém, na tela de Solicitantes – ou algo que o valha. Lembrando que os solicitantes podem estar contidos apenas em um único grupo.
Após efetuar as configurações, efetuar o logoff do HelpDesk e acessá-lo novamente.