O primeiro passo para utilizar as funções do aplicativo SSM Botão de Pânico instalá-lo no celular a ser usado pelo cidadão. Informações sobre como cadastrar o cidadão e sobre os passos seguintes pode ser encontrada aqui.

Abaixo, o guia sobre como instalar o aplicativo, acessá-lo e utilizá-lo:



1 – Habilitando o dispositivo para a instalação

Antes de instalar o aplicativo, é preciso configurar o celular utilizado. A configuração será feita para permitir que aplicativos externos sejam instalados.

Por padrão, os celulares barram quaisquer aplicativo que não seja baixado de uma loja (Exemplo: Google Play ou Apple Store). Como este aplicativo será enviado de forma externa, precisamos habilitar isso no celular. Para fazer isso, precisamos acessar as Configurações do dispositivo.

Vale lembrar que cada celular possui um menu único. Aqui será mostrado um guia básico que engloba a maior parte dos celulares, mas é possível que o seu não tenha as opções no mesmo local demonstrado nas imagens. Caso não consiga encontrá-las, favor entrar em contato com o suporte da Weblayer para que possamos te auxiliar neste processo.



1 – Busque pelo menu “Configurações” em seu celular.



2. Busque pela opção Segurança e a selecione.



3. No menu Segurança, habilite o tópico “Fontes Desconhecidas”. Uma mensagem de confirmação aparecerá na tela; clique em OK para confirmar o processo.



Uma vez habilitada esta opção, podemos prosseguir para a instalação do aplicativo.



2. Instalando o aplicativo

O arquivo instalável do aplicativo deve ser fornecido para o usuário pela própria Weblayer. Será enviado um link de onde o aplicativo poderá ser baixado e, a partir dele, instalado.

Após receber este link e baixar o aplicativo, ele deverá aparecer na pasta ‘Downloads’ do celular. Em algumas versões de celulares, ele será aberto automaticamente.

Uma mensagem será exibida para confirmar a instalação. Após confirmar, o aplicativo será instalado.

Clique em “Abrir” para abrir o aplicativo.



3. Utilizando o Aplicativo – Login

Abaixo, temos a primeira tela do applicativo, onde devemos selecionar o Estado e Cidade onde o usuário está. Antes disso, selecione nos três pontos no menu superior direito. Em seguida, selecione “Configurar Ambiente.”


Aqui iremos escolher qual ambiente usar, se o de Testes ou o de Produção. este tutorial, usaremos o ambiente de Teste.

Para escolher, toque a caixa de seleção para abrir o menu de escolhas. Para Selecione-o e clique em “Salvar Ambiente”.

Após definir o ambiente a ser usado, selecione o Estado e Cidade desejados. Para este tutorial, selecionaremos o estado de São Paulo e a cidade de Tatuí. Após selecionar, clique em “Login”.

Fazer isso nos leva à tela do Login em si, onde o usuário deve informar seu Token de acesso. Este Token deve ser fornecido ao usuário pela unidade de Segurança Municipal e é criado/gerado diretamente no Portal.

Após informar o Token, clique em “Login” e aguarde o carregamento da página. Se o Token informado for válido e estiver vinculado à algum cidadão cadastrado, o login será feito. Se não, será retornada uma mensagem descrevendo o problema.



4. Utilizando o aplicativo – Enviar a solicitação

Após fazer o login com sucesso, a tela principal do aplicativo é carregada. Agora, para solicitar ajuda, basta clicar no botão vermelho na tela e aguardar.

Agora, com a solicitação enviada para o portal, cabe aos responsáveis visualizarem o alerta para poderem atender à ocorrência.

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