1 – Configurar o ambiente

Na primeira tela do aplicativo temos um campo, ‘Cliente’, que deve ser preenchido com o nome da sua empresa para o login. Antes de preencher esse campo, no entanto, é preciso definir o ambiente que será usado para gerar esses pedidos.

Para fazer isso, clique nos três pontinhos no canto superior direito e, em seguida, ‘Configurar Ambiente’.

Feito isso, clique na caixa do Ambiente para selecionar. O ambiente pode ser Local, Teste ou Produção. Para a demonstração deste tutorial, selecionaremos ‘Teste’. Clique em OK e, em seguida, em “SALVAR AMBIENTE”.

Feito isso, insira o nome de sua empresa (O mesmo usado no ambiente da Weblayer) e clique em OK. Dúvidas a respeito de como preencher, por favor entrar em contato com o suporte.

Como exemplo, este tutorial usará o cliente “Weblayer.” Cada empresa possui sua cor padrão do sistema; é esta a cor que será assumida no aplicativo uma vez que seja feito o Login.


Na tela seguinte, insira seus dados de Usuário, nome e senha, e clique em Login novamente para acessar o Menu Principal.




2 – Explorando os menus

Aqui podemos ver o Menu Principal do aplicativo. A partir dele podemos acessar as telas de pesquisa do aplicativo, sendo elas “Produtos”, “Clientes”, “Tabelas de Preço” e “Pedidos”. De imediato, não haverá nenhum registro pois, primeiro, precisamos sincronizar os dados do Portal com o aplicativo móvel.

Para fazer isso, basta clicar no botão “Sincronizar” ou selecionar a opção “Selecionar” no menu superior direito.

Uma vez que a sincronização tenha sido feita, agora podemos pesquisar pelos itens que foram baixados para o celular. Basta clicar em uma das opções do Menu Principal para acessar sua devida tela.

Abaixo, a visualização de cada tela separadamente.

Produtos:


Clientes:

Tabelas de Preço:

Observação: As informações sobre Produtos, Clientes e Tabelas de Preço só podem ser VISUALIZADAS no aplicativo, não alteradas.

Além dos menus de registros, temos também o menu de Contato (Para caso seja necessário entrar em contato com a Weblayer) e o menu de Ajuda, que carregará essa exata página porém em seu celular.

Tela de contato


Tendo visto as telas secundárias, vamos agora para a principal: A tela de inserção de pedidos!



3 – Consultando e inserindo Pedidos.

Do menu principal, clique no ícone “Pedidos”.

Aqui é mostrada a lista de pedidos já existentes. No topo da tela, temos três ícones. O ícone (1) nos levará à tela de inserção de um novo pedido. O (2) à tela de filtros para a pesquisa dos pedidos. O (3) mostra a tela de Legendas, indicando o status de cada pedido.

Para adicionar um pedido novo, clique no ícone de + na tela de pesquisa dos pedidos.

Na inserção do Pedido, selecione a Filial e o Cliente desejados clicando nas respectivas caixas.


Após selecionar ambos, clique em ‘Próximo’.


Aqui temos a tela principal do Pedido. Informações como o código do Pedido no cliente, Observação do pedido e observação da NF podem ser inseridos e alterados aqui. Também é a partir desta tela que os itens do pedido podem ser adicionados.

Como demonstrado na imagem acima, há duas maneiras de inserir um item no pedido. Uma manualmente e outra via histórico do cliente.

Para adicionar via histórico, clique no botão “ADICIONAR HISTÓRICO”. Uma nova tela com itens já selecionados previamente será carregada. Para selecionar o item basta então selecionar o produto desejado.

Outra maneira de fazer isso é clicando em “Adicionar Itens”. Por essa opção, a primeira coisa a ser carregada será a lista da produtos. Selecione o pedido desejado.


Seja via Histórico ou manualmente, a página seguinte será a mostrada abaixo, com as informações do produto.

OBS: Se for necessário mudar de produto, basta selecionar a caixa do produto que a tela de pesquisa abrirá novamente.

Aqui é onde selecionamos a unidade de medida do produto, a quantidade e o valor de venda dos itens. Após inserir essas informações, basta clicar no ícone superior direito (Veja acima) para salvar o item e visualizar a lista de itens do pedido.

Após adicionar todos os itens do pedido, podemos finalizá-lo (1), salvá-lo (2), ou excluí-lo (3).

Clique no ícone 1 para finalizar este pedido. Em seguida, clique em ‘SIM’ para confirmar.

OBS: Após finalizado, não é possível mais editar o pedido.

Após incluir o pedido, ele ficará disponível na tela de pesquisa de pedidos. A barra colorida indica seu Status, que pode ser verificado clicando no ícone 2. Por fim, clicando no ícone 1 podemos filtrar nossa lista de pedidos para melhor visualização.

Tela de filtros
Tela de legendas



4 – Duplicar um Pedido

Às vezes um novo pedido será praticamente igual a um já criado anteriormente. Isso pode acontecer quando, por exemplo, um cliente já possuir uma lista de itens que sempre é pedida mensalmente.

Ao invés de criar um novo pedido do zero, precisando confirmar todas as informações anteriores e inserí-las à mão, podemos copiar um pedido existente e alterá-lo somente o que for necessário.

Para fazer isso, selecione o pedido que deseja copiar. No exemplo abaixo, escolhemos o primeiro pedido.

OBS: Não importa o status do Pedido para copiá-lo. No nosso exemplo, estaremos duplicando um pedido que já foi finalizado, mas qualquer pedido pode ser copiado a qualquer momento.


Este pedido possui dois itens. Ao clicar no ícone de duplicar, todas as informações do Pedido + todos os itens dele serão duplicado em um novo pedido. Apenas clique em “Sim” para confirmar a cópia.

Uma vez que a mensagem de “Item Copiado” seja carregada, o pedido atual irá fechar e a cópia será aberta imediatamente.


A partir daqui, podemos alterar as informações no novo pedido criado via o anterior. Podemos verificar abaixo os itens do pedido também copiados e a mensagem confirmando que este pedido é uma cópia.


A partir daqui, todo o processo de salvamento, edição e finalização continua o mesmo.

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