INTRODUÇÃO:

Este aplicativo tem por objetivo principal auxiliar aos vendedores na captação de pedidos. Através do aplicativo é possível realizar o registro dos pedidos e compartilhamento através de e-mail, todas as informações estando sincronizadas com o servidor.

 

UTILIZANDO O APLICATIVO

No menu inicial podemos visualizar o que temos registrado, isso é, nossos produtos, clientes, as tabelas de preços, os preços dos produtos associados às tabelas e, por fim, os pedidos.

No canto superior direito da tela temos dois ícones: O ícone 1 sincroniza os registros de acordo com o que está salvo no servidor. O ícone 2 abre a aba com as opções Sobre, Ajuda e Sair.

 

 

 

Como as informações dos registros no dispositivo são sincronizados com o servidor, não é possível alterar ou excluir itens de produtos, clientes, tabelas de preços nem mesmo os preços por produtos (Apenas os pedidos são alteráveis até o momento em que forem finalizados). É aconselhável sempre sincronizar os dados antes de começar a utilizar o aplicativo.

Abaixo, as telas que podem ser acessadas para visualização das informações.

 

Produtos:

 

 

 

Clientes

 

 

 

Tabelas de Preço

 

 

 

Preços por Produto

 

 

 

Pedidos

 

 

Cada pedido já registrado fica disponível para visualização na tela e, ao lado dele, barras de cores diferentes determinam seu status. Há 10 status possíveis para um pedido. São eles:

  • Orçamento (Cinza);
  • Finalizado (Cinza Escuro);
  • Sincronizado/Em Processamento (Azul);
  • Parcialmente Processado (Roxo);
  • Não Processado/Recusado(Metade Vermelho);
  • Cancelado(Vermelho);
  • Parcialmente Faturado(Metade Amarelo);
  • Faturado(Amarelo);
  • Parcialmente Entregue(Metade Verde);
  • Entregue(Verde);

Caso os status e suas cores precisem ser recapitulados, basta selecionar a opção 1 e um menu de ajuda será aberto.

Desde que haja pedidos registrados, é possível filtrá-los por status e por data de inclusão, clicando na opção 2 e definindo as preferências de filtragem. Por fim, escolhendo a opção 3 podemos adicionar um novo pedido.

 

Menu de Ajuda(Status)

 

Filtragem dos Pedidos

 

Adicionando um novo Pedido

 

Primeiramente, define-se o Cliente para o qual o pedido está sendo feito. O vendedor deve inserir sua identificação, assim como mensagens do pedido ou da NF e o código do cliente caso necessário. Para salvar o pedido sem adicionar itens de imediato, basta clicar no ícone sinalizado no topo da tela.

Clicando em Adicionar Item somos redirecionados para a tela de inclusão destes (Os produtos são os mesmos visualizados anteriormente). O valor da lista será definido de acordo com a tabela de preço linkada ao cliente do pedido, mas o valor de venda pode ser alterado.

 

 

Uma vez que os itens sejam adicionados, eles podem ser revistos e mesmo modificados via opção Itens do Pedido. Também se pode gerar um arquivo PDF contendo as informações do pedido e enviá-lo via e-mail selecionando a opção “Exportar” (Isso pode ser feito antes ou depois do pedido ser finalizado).

 

 

O status de cada registro é atualizado de acordo com o servidor. Assim que um pedido novo é adicionado, ele assume o estado Orçamento. Neste ponto, o pedido ainda pode ser alterado e até mesmo excluído e novos itens adicionados à ele. Uma vez que ele seja finalizado, não é possível fazer mais alteração nenhuma em seu registro.