INTRODUÇÃO:

Este aplicativo tem por objetivo principal auxiliar os vendedores na captação de pedidos. Através do aplicativo é possível realizar o registro dos pedidos e compartilhamento através de e-mail.

 

UTILIZANDO O APLICATIVO

No menu inicial do aplicativo, podemos adicionar e visualizar o que temos registrado, isso é, nossos produtos, clientes, as tabelas de preços, os preços dos produtos associados às tabelas e, por fim, os pedidos. Clicando no canto superior direito da tela, abre-se a aba com as opções Sobre, Ajuda, Contato e Sair.

 

 

Produtos

Podemos ver aqui todos os produtos já registrados no dispositivo e inclusive filtrá-los por nome. Pode-se adicionar mais itens clicando no ícone de adição no topo da tela e visualizar os já registrados clicando sobre eles.

 

 

Na tela de visualização, temos as informações sobre o produto. Ele pode ser alterado (Para que as mudanças sejam salvas, é preciso clicar no ícone 1) ou excluído (ícone 2).

 

 

Clientes

A lógica de adicionar, alterar e remover do cenário acima também se aplica aqui, mas com informações específicas dos clientes.

 

 

 

 

Todo cliente deve estar associado a uma tabela de preço existente. Caso não haja nenhuma disponível, será preciso criar uma (Veja abaixo).

 

Tabelas de Preço

 

 

 

Preços por Produto

Aqui fazemos a associação de nossos produtos com suas respectivas tabelas de preço.

 

 

 

 

Na tela acima, então, definimos o valor que o produto terá quando estiver associado a uma tabela específica. Neste exemplo: Se um cliente estiver atrelado à tabela PROMOÇÃO, quando formos adicionar o produto LAPIS DE COR VERDE a um pedido feito por esse cliente, seu preço será de 6,99.

 

Pedidos

 

 

Cada pedido já registrado fica disponível para visualização na tela e, ao lado dele, barras de cores diferentes determinam o status deste. Os status possíveis são: Orçamento (Cinza), Finalizado (Cinza Escuro), Faturado (Amarelo) e Entregue (Verde). Caso os status e suas cores precisem ser recapitulados, basta selecionar a opção 3 e um menu de ajuda será aberto.

 

Menu de Ajuda (Status)

 

Desde que haja pedidos registrados, é possível filtrá-los por data de inclusão e por status, clicando na opção 1 e definindo as preferências de filtragem. Por fim, escolhendo a opção 2 podemos adicionar um novo pedido.

 

Filtragem dos Pedidos

 

 

Adicionando um novo Pedido

 

Primeiramente, define-se o cliente para o qual o pedido está sendo feito. Para salvar o pedido sem adicionar itens de imediato, basta clicar no ícone sinalizado no topo da tela. Fazendo isso, somos redirecionados para a tela de inclusão de um novo item para este pedido (Os produtos são os mesmos adicionados anteriormente). O valor da lista será definido de acordo com a tabela de preço linkada ao cliente do pedido, mas o valor de venda pode ser alterado.

 

 

Uma vez que os itens sejam adicionados, eles podem ser revistos e mesmo alterados via opção Itens do Pedido (Imagem abaixo). Podemos salvar as alterações feitas a este pedido clicando no ícone 1 ou excluí-lo clicando no ícone 3. Também se pode gerar um arquivo PDF contendo as informações do pedido e enviá-lo via e-mail clicando no ícone 2 (Isso pode ser feito antes ou depois do pedido ser finalizado).

 

 

Estando tudo pronto, podemos finalizar o pedido. Uma vez que isso seja feito, não é possível fazer mais alteração nenhuma em seu registro.

Agora o pedido pode também assumir os status Faturado e Entregue. Para que este seja alterados, basta manter o dedo pressionado sobre um dos registros da lista de pedidos e um novo menu com os três status será aberto. Escolhendo o desejado, o pedido é atualizado.