Introdução

Este aplicativo tem por objetivo auxiliar às transportadoras no processo de informar as entregas de suas NFes. Através dele, pode-se escanear o código de barras ou inseri-lo manualmente, definir o tipo da ocorrência, a data e hora desta, tirar uma foto do canhoto da nota e até mesmo identificar a geolocalização do transportador no momento da entrega.  Ao fim deste processo, é possível ainda enviar um e-mail ao requisitante com as informações já formatadas.

 

Utilizando o aplicativo

Na primeira tela do aplicativo, temos os registros de todas ocorrências já feitas pelo transportador. No momento de inicialização não temos nenhum registro e é possível adicionar um ao clicar no símbolo de adicionar no canto superior direito da tela (1).

 

 

Uma vez que haja ocorrências registradas, é possível filtrá-las por data de inclusão clicando no ícone 2 e definindo as preferências de filtragem.

 

Por fim, o ícone 3 abre uma nova aba com informações que serão apresentadas mais adiante no tópico Visualizar Registros.

Ao selecionar o ícone 1, somos levados à tela de preenchimento dos dados. É aqui que se encontram as funções do aplicativo: Ler o código de barras, definir a ocorrência, definir a data e hora da entrega, fazer possíveis observações, tirar foto, requisitar a geolocalização do transportador e enviar o e-mail.

 

O código de barras da nota (1) pode ser inserido manualmente via teclado numérico do dispositivo ou via escaneamento direto através da câmera. Para que todas as funções do aplicativo estejam disponíveis, será necessário garantir a permissão de acesso à câmera e à galeria do celular (Veja mais sobre em Permissões). Uma vez que a NFe seja inserida, o CNPJ do cliente, o número da nota e a série desta serão automaticamente inseridos nos campos abaixo (2).

Para que o geoposicionamento seja adquirido, é preciso habilitar o GPS de seu dispositivo. Feito isso, basta selecionar “Usar Geolocalização” (3). Assim que as coordenadas forem identificadas, elas aparecerão logo abaixo da opção. Utilizar esta funcionalidade não é obrigatório e não afetará o registro da ocorrência.

O tipo de ocorrência em si pode ser definido ao clicar no campo “Selecione…”. As opções disponíveis serão mostradas ao usuário e ele poderá escolher a desejada. A data e a hora de entrega da ocorrência podem ser igualmente definidas clicando sobre seus respectivos campos.

 

 

 

Permissões

Após clicar no botão “Anexar Imagem” ou “Ler Código de Barras”, serão requisitadas as permissões para a utilização da câmera e o acesso à galeria do dispositivo, assim como a permissão para acessar o local do dispositivo ao selecionar “Usar Geolocalização”.

Observação: Sem a câmera, não será possível escanear a NFe ou tirar foto do canhoto desta e, sem o acesso à galeria, não será possível salvar as fotos e enviá-las por e-mail.

 

 

Incluir uma foto não é obrigatório. Para fazê-lo, basta clicar no botão “Anexar Imagem” e, assim que for tirada a foto, ela ficará disponível na parte inferior da tela para visualização. Caso precise substituir a imagem, basta repetir o processo e a mais nova sobrescreverá a anterior. Vale destacar que, mesmo que a imagem de uma ocorrência seja deletada da galeria do dispositivo, ela será novamente gerada para envio do e-mail.

 

Exemplo de imagem para visualização.

 

Enviar dados via E-mail

Ao escolher “Salvar e Compartilhar”, os dados da entrega serão salvos nos registros do aplicativo e as opções para envio do e-mail surgirão num pop-up para o usuário. Estas opções variam de acordo com os aplicativos instalados e/ou acessíveis ao dispositivo. Caso o envio queira ser feito depois, pode-se simplesmente escolher salvar para que a ocorrência seja registrada.

Os dados enviados via e-mail ao requisitante terão o seguinte formato:

Após o envio, a lista de registros do aplicativo é atualizada.

 

Visualizar Registros

As barras azul e cinza que aparecem ao lado do registro indicam se este já está sincronizado com o servidor (Azul) ou não (Cinza). Para fazer essa sincronização, basta abrir o menu indicado pela seta na imagem abaixo e clicar sobre “Sincronizar”.

 

 

Para visualizar os dados de uma ocorrência já realizada, basta selecionar o registro desejado.

 

Excluir Registros

Não é possível alterar uma ocorrência já efetuada, mas é possível rever seus dados e deletar o registro enquanto este não estiver sincronizado.

 

Uma vez que a ocorrência esteja sincronizada com o servidor, não será mais possível excluí-la diretamente do aplicativo.