Introdução

Este aplicativo tem por objetivo auxiliar às transportadoras no processo de informar as entregas de suas NFes. Através dele, é possível escanear o código de barras ou inseri-lo manualmente, definir o tipo da ocorrência, a data e hora desta e inclusive tirar uma foto do canhoto da nota. Ao fim deste processo, é ainda possível enviar um e-mail ao requisitante com as informações já formatadas.

 

Utilizando o aplicativo

Na primeira tela do aplicativo, temos os registros de todas ocorrências já feitas pelo transportador. No momento de inicialização não temos nenhum registro e é possível adicionar um ao clicar no símbolo de adicionar no canto superior direito da tela (1).

 

 

Uma vez que haja ocorrências registradas, é possível filtrá-las por data de inclusão clicando no ícone 2 e definindo as preferências de filtragem.

 

 

Por fim, o ícone 3 abre uma nova aba com informações Ajuda, Sobre, Contato e Sair.

Ao selecionar o ícone 1, somos levados à tela inicial de preenchimento dos dados. O código de barras da nota pode ser inserido manualmente via teclado numérico do dispositivo ou via escaneamento direto através da câmera.

Observação: Para que todas as funções do aplicativo estejam disponíveis, será necessário garantir a permissão de acesso à câmera e à galeria do celular. Sem a câmera, não será possível escanear a NFe ou tirar foto do canhoto desta e, sem o acesso à galeria, não será possível salvar as fotos e enviá-las por e-mail.

Uma vez que os dados requeridos sejam informados, basta clicar no ícone no canto superior direito da tela para prosseguir.

 

 

Nesta tela os outros dados referentes à ocorrência devem ser preenchidos. Além da data e hora, é possível requisitar a geolocalização do transportador clicando na checkbox na parte inferior da tela (Sendo preciso habilitar o GPS de seu dispositivo para tal).

 

 

Ao clicar no botão “Anexar Imagem” poderá incluir uma foto como anexo da entrega clicando no ícone da câmera (Não é obrigatório). O máximo de anexos por entrega é três. Uma vez que o anexo seja salvo, é possível visualizá-lo clicando sobre ele.

 

 

 

 

 

Após inserir todos os dados necessários, pode-se salvar o registro (Ícone 1), finalizá-lo (2) ou mesmo deletá-lo(3). Uma vez que este seja finalizado, não será mais possível alterar seus dados.

 

 

Para compartilhar este registro por e-mail, então, basta clicar no botão “Compartilhar”. Isso pode ser feito antes ou depois de finalizar a ocorrência. No exemplo abaixo, foi escolhido o Gmail para fazer o envio.

 

 

Exemplo de e-mail enviado com informações da entrega. No título do e-mail: NFe, identificador da ocorrência, a data e a hora do envio.