O HelpDesk possui um conceito intitulado como Grupo. Este conceito, em suma, refere-se ao agrupamento de chamados, técnicos e solicitantes, de modo com que cada qual possa ver apenas as informações do grupo ao qual pertence.

Este conceito é estruturado da seguinte maneira, do ponto de vista de perfis de usuários:

  1. Administradores: Todos os administradores podem ver os dados de todos os grupos.
  2. Técnicos: Os técnicos podem ver os dados apenas dos grupos ao qual ele pertence. Técnicos podem pertencer a mais de um grupo.
  3. Solicitantes: Os solicitantes podem ver os dados apenas do grupo ao qual pertence. Solicitantes podem pertencer a um, e só um, grupo.

IMPORTANTE: Antes de iniciar as configurações abaixo, certifique-se de que não há ninguém logado no HelpDesk, pois, como esta alterações mexe nas bases estruturais do sistema, caso o mesmo esteja em uso por alguém que não seja quem está efetuando a configuração, começarão a ser gerados uma série de erros e os dados que estarão sendo imputados poderão ser perdidos!!!

 

1. Para habilitar a opção de grupos, primeiramente, deveremos cadastrar os grupos que serão utilizados. Para realizarmos esta tarefa, deveremos acessar a opção Outros > Grupo, através do menu esquerdo.

HD_Grp_1[1]

 

2. Ao acessar a opção acima, será aberta a tela de busca de grupos. Para cadastrar um grupo novo, clicar no botão Novo Grupo. Para alterar um grupo existente, clicar sobre o nome do grupo.

HD_Grp_2[1]

 

Ao selecionar alguma das opções, será aberta a tela de manutenção de grupos. Esta tela contém quatro campos:

  • DESCRIÇÃO [PT-BR]: A descrição do Grupo, em Português.
  • DESCRIÇÃO [EN-US]: A descrição do Grupo, em Inglês.
  • DESCRIÇÃO [ES-ES]: A descrição do Grupo, em Espanhol.
  • STATUS: Se o grupo deverá estar disponível para uso ou não.

3. Após preencher os dados desejados, clicar em Salvar.

HD_Grp_3[1]

 

4. Depois de cadastrar os grupos, deveremos habilitar o conceito de Grupos. Para isso, acessar Configurações > Parâmetros > Exibir grupo nos chamados. Para saber mais sobre as configurações, clique aqui.

Após habilitar o conceito de grupos, deveremos definir os grupos dos técnicos e solicitantes. É importante salientar que, quando o usuário, ou técnico, não pertencerem a nenhum grupo, eles terão acesso a todos os dados, mantendo, evidentemente, as características de perfil de acesso dos técnicos ou solicitantes.

Para acertarmos um técnico, selecionar a opção Técnico – ou a descrição personalizada -, que se encontra no menu ao lado esquerdo da tela. Ao acessar esta opção, será aberta a tela de listagem com todos os técnicos cadastrados. Para editar um técnico cadastrado, clicar sobre o nome do mesmo.

HD_Grp_4[1]

Ao escolher um técnico, será aberta a tela de manutenção de técnicos do HelpDesk. Para escolher os grupos, ir ao campo Grupo, no cadastro, e escolher a quais grupos o técnico faz parte. Pode ser selecionado mais de um.

Após efetuar as alterações desejadas, clicar em Salvar.

HD_Grp_5[1]

 

Para editar um solicitante, seguir os mesmos passos acima, porém, na tela de Solicitantes – ou algo que o valha. Lembrando que os solicitantes podem estar contidos apenas em um único grupo.

HD_Grp_6[1]

 

Após efetuar as configurações, efetuar o logoff do HelpDesk e acessá-lo novamente.

HD_Grp_7[1]

 

Comments are closed.